Lose Yourself Here

Conversando com Mr.Gallini

E o ano começou da melhor maneira com o primeiro álbum de Mr.Gallini, também conhecido como Bruno Monteiro, baterista e frontman de Stone Dead, que agora lança finalmente o seu projecto em formato álbum. E se esta notícia não fosse boa o suficiente há mais duas! Um álbum de eletrónica com as três ou quatro malhas que compôs assim que adquiriu o seu primeiro sintetizador e mais algum material que foi explorando nos mundos dos sinewaves e um álbum com banda visto que na realidade existiam músicas que faziam mais sentido em banda e com algum input de Jonas (também Stone Dead) e outros amigos de Alcobaça dos Fuzz.

Por agora os próximos dois álbuns a editar este ano estão a cozinhar na cabeça do Bruno, enquanto isso está também a completar a gravação do novo álbum de Stone Dead e fazer live shows tanto com a sua personalidade mais blues-psych como com a mais punk de Stone Dead. “É importante balancear entre os dois. Se calhar este ano será mais Mr.Gallini e haverá menos Stone Dead” o que será de acreditar vista a qualidade de “Lovely Demos” o primeiro dos três. Claramente, as músicas que encontramos neste primeiro trabalho não encaixariam em Stone Dead e foi o acumular destas que levou Bruno, também incentivado por amigos, a lançar o seu projeto a solo. A certa altura perguntei qual dos três era o seu projeto mais “seu”,com o qual se identificava mais, o qual não soube para já responder o que torna a espera pelos próximos dois trabalhos possivelmente ainda menos ortodoxos mais interessante.

Conheci Mr.Gallini com “Bad Mood” e é com essa mesmo que inicia “Lovely Demos” esta aventura por um mundo baseado na guitarra principalmente acústica e quando não uma clean eléctrica, que Bruno criou. “Rainbow Cow” é a mais instrumentalizada com um cravo inclusive metido na melodia dos deuses do chorus. “Fink The Alien” é uma bonita história com um sitar a cantar o verso com a guitarra de forma deliciosa. Foi o single de lançamento, talvez por ser a mais “orelhuda” mas cumpre bem o psicadelismo constante que Bruno implementou ao longo destas demos. Uma componente que não conhecia de Mr.Gallini e que faz prometer o álbum baseado em sintetizador que vem aí!

A calma e pureza regressam com “The Show” uma balada que me transporta ao dream pop com a voz ecoada até ao infinito mas que na realidade é um conceito muito bem imaginado por Bruno que faz coabitar numa música, principalmente esta e a seguinte, um variado instrumentalismo que nos permite navegar entre géneros que me levou sempre, mesmo se fosse só nos últimos refrões, a um largo sorriso por ouvir algo novo(!!). O lado mais descontraído do álbum apresenta-se na penúltima música em “Busy” que novamente insere de forma homogénea e coerente componentes musicais numa história, algo que Bruno faz em Mr.Gallini mais literalmente mas que Stone Dead tem também a boa tendência a fazer. Como já os próprios disseram em entrevistas passadas “Só torna as coisas mais interessantes”.

Para o fim fica a minha favorita, “It Seems To Be” que aparentemente foi a última também a entrar no álbum com um pequeno toque de pressa, ao que respondo com “às vezes a pressa ajuda! torna as coisas mais cruas.” algo com o qual concordou sempre com boa disposição. Só não venham com comparações com os King Gizzard, só porque ele vai lançar três este ano. Não só a comparação não faz sentido, como ele teve a ideia primeiro! Algo que reitera e acrescenta “ Esses burros podiam ter lançado o que lançaram em três álbuns” algo que, enquanto grande fã da banda, concordo perfeitamente, e gostei bastante da utilização da palavra “burros” no contexto. Apesar de tudo reconhecemos ambos que foi uma belíssima estratégia de marketing ao que Bruno acrescenta “a verdade é que hoje em dia também gosto de ver entrevistas a músicas, ler artigos e conhecer esse outro lado da música”. Um lado mais empreendedor que decerto tomará ao longo deste ano!

Encontro marcado dia 25 de Janeiro na Cervejaria Musa, Lisboa, às 21.30!

 

Cabemos todos para este lançamento?

We Are Just One Beer Away From You! Click Below To Find Out More!!
%d bloggers like this: